Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

8 Dicas de Segurança no Cicloturismo

O que você precisa para tomar a decisão de fazer uma viagem de bike?
A lista pode ser grande, mas a segurança no cicloturismo é o principal fator avaliado na hora da decisão.

1) Escolha bem seu trajeto

No caso do trajeto, se informe antes sobre as estradas que vai percorrer. Evite estradas perigosas, seja pela questão do trânsito ou da (falta de) segurança. Se for pedalar por trilhas, estradas mais desertas, evite manobras arriscadas.

2) Deixe com algum parente/amigo o seu planejamento de viagem

Mesmo que você possa alterar o seu planejamento durante a viagem, é interessante deixar com alguém essas informações: o trajeto que vai percorrer a cada dia, telefones de pousadas, etc.

3) Mantenha contato

Hoje em dia temos sinal de celular ou internet na maioria dos locais por onde pedalamos. Caso o local seja muito distante e não possua, certamente terá um telefone público. Lembre-se: você pode estar aproveitando e curtindo a viagem, mas quem ficou em casa não sabe. Um telefonema para avisar que está tudo bem tranquiliza demais.

4) Leve com você documentos pessoais e suas informações de saúde

Ande sempre com seus documentos de identificação e informações de saúde. Um bilhete ou papel informando o seu timo sanguíneo, se faz uso de alguma medicação ou se tem alguma condição especial de saúde.

5) Leve dinheiro de diversas formas

Não seja surpreendido em locais que podem não aceitar cartões, cheques, etc. Leve também dinheiro em espécie. Leve uma quantidade que te permita pegar uma condução até a cidade mais próxima, por exemplo.

6) Atenção para a alimentação e hidratação

Especialmente se for pedalar por muito tempo em locais desertos ou sem estrutura. A desidratação ou falta de alimento pode levar o ciclista à estafa completa. O rendimento do pedal caí muito. Tenha sempre água e comida de reserva em uma cicloviagem.

7) Leve os equipamentos corretos

Não deixe que pequenos problemas comprometam a segurança da sua viagem. Por exemplo, você não planeja pedalar à noite. Mas, por algum imprevisto (um simples pneu furado, por exemplo) você perdeu tempo e acabou precisando pedalar à noite. Nesse momento um farol e iluminações traseiras são fundamentais para sua segurança na estrada.

8) Faça um seguro de viagem

Claro que fazer um seguro não vai deixar a sua viagem mais segura, mas vai te cobrir caso de alguma eventualidade, e principalmente, tranquilizar um pouco os familiares.

Fonte: Até onde deu pra ir de bicicleta