Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

Brasil Cycle Fair Sustentável

Sustentabilidade na Brasil Cycle Fair

Consolidada como o principal evento do segmento na América Latina, a feira que reúne em único evento os profissionais mais relevantes do setor e os apaixonados pelo universo bike, inova mais uma vez ao levar as ações de sustentabilidade a um outro nível. Nesta edição o cadastro de visitantes será utilizado para estimar as emissões de gases do efeito estufa emitidos pelo deslocamento dos participantes.

Além de calcular a pegada de carbono da Brasil Cycle Fair, será realizada a mitigação das emissões em uma área de reserva ambiental na região da Serra da Mantiqueira, região já bastante conhecida por quem é adepto do segmento.

Em todo o Brasil, apesar dos compromissos internacionais assumidos, as emissões de gases do efeito estufa vem aumentado. Estes gases, que são diretamente responsáveis pelo Aquecimento Global que experimentamos hoje, tem consequências em todo o planeta.
Entre os fatores que contribuem para a situação de emissões crescentes em nosso país, estão metas de redução pouco eficientes para o combate do aquecimento global, questionamentos jurídicos e falta de fiscalização sobre a aplicação do Código Florestal e falta de obrigatoriedade de empresas adotarem ações de mitigação para a pegada ambiental de seus produtos e serviços.

O estado de São Paulo é o quarto estado com maior quantidade de emissões no Brasil, representando um volume total de emissões brutas na ordem de 1.928 Mt CO2e, isto é, mil novecentas e vinte oito mega toneladas de gases do efeito estufa! Sendo as atividades de transporte de cargas e de passageiros, principalmente por via aérea e terrestre, as atividades que mais contribuem para esse cenário.

Em função do número de participantes, eventos como a Brasil Cycle Fair podem gerar um impacto ambiental significativo, daí ações de cálculo de emissões e de mitigação serem tão importantes.
As ações de sustentabilidade acontecem através da parceria com a empresa Co2Neutro que possui uma área de Mata Atlântica na cidade de Santo Antônio do Pinhal, estado de São Paulo. Essa área é “emprestada” para a Brasil Cycle Fair com a finalidade de promover a preservação ambiental até a realização da próxima edição do evento. Além de mitigar as emissões de gases do efeito estufa geradas pelos participantes, a área também é responsável por preservar espécies ameaçadas da biodiversidade brasileira.